Ayrton Senna do Brasil
O maior ícone da Fórmula 1 de todos os tempos marcou não só uma geração apaixonada por corridas mas a história de uma nação e a educação do país.
Ayrton Senna tinha paixão pelo Brasil e almejava fazer algo grandioso pelo futuro dos brasileiros, e 2 meses antes do seu trágico acidente compartilhou com sua irmã, Viviane que era psicóloga, essa vontade. Ele não teve tempo de ver seu projeto ser construído mas sua família levou adiante a ideia e em 1994 concretizou o sonho do ídolo nacional, criando o Instituto Ayrton Senna sem fins lucrativos, que atende crianças e jovens à 27 anos em todo o Brasil.
O Instituto desde a sua criação busca na ciência fundamentos para direcionar os desafios educacionais existentes no país. Ele conecta pesquisadores e centros de referências com gestores de redes públicas, produzindo conhecimento inovador, criando práticas pedagógicas, articulando, implementando, avaliando, diversificando e oferecendo apoio técnico à redes de ensino. Isso tudo, afim de garantir uma educação integral e de qualidade, possibilitando a formação de jovens com autonomia e capacidade de construir seus projetos de vida e maiores possibilidades de futuro.
A Instituição conta com parcerias, doações, ações com os maiores nomes do mercado e é hoje umas das maiores mobilizações sociais do país. E vem para nos mostrar que o que somos capazes de sonhar, somos capazes de realizar. A caridade, a generosidade e a boa vontade são as armas mais poderosas e eficazes que o ser humano tem para usar.