APBP

A Associação de Pintores com a Boca e os Pés é uma instituição internacional que foi criada em 1956 por Erich Stegmann, um artista que pintava com a boca e reuniu outros artistas que também portavam alguma deficiência física de outros 8 países europeus. Junto com esse pequeno grupo, seu objetivo era ganharem seu próprio sustento através de seus esforços artísticos e desenvolver um trabalho do qual eles pudessem se orgulhar. Somando as habilidades criativas e uma visão empreendedora, Stefmann fundou a Associação dos Pintores com a Boca e os pés, sendo uma organização corporativa que reproduzia os trabalhos dos artistas, principalmente na forma de produtos como calendários, cartões entre outros.

Isso porque um dos objetivos do Stegmann era que nenhuma dessas ações e investimentos fossem vistos como algo digno de caridade ou pena, porque a sua existência era para que as pessoas portadoras de deficiência tivessem oportunidades de mostrar que são capazes de realizar trabalhos e serem criativos e livres para serem cidadãos funcionais dentro da sociedade.

No momento há cerca de 55 artistas no Brasil, alguns deles dão palestras e demonstrações de pintura em escolas, empresas e qualquer lugar que esteja interessado em entender e compreender o trabalho que está sendo feito pela APBP e como pessoas portadoras de deficiências têm ampla capacidade de serem artistas criativos e que gerem sua própria renda com seu trabalho.

Eles estão presentes no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e também por WhatsApp, além de possuírem um site onde você encontra toda a história e trajetória da organização. Para fazer parte da associação, qualquer pessoa que tenha perdido o uso das mãos e pinta segurando o pincel com a boca ou com os pés, independentemente de raça, credo ou cor, pode fazer parte do grupo APBP.

Gostou da iniciativa e quer conhecer um pouco mais dos artistas e também adquirir suas obras? Basta entrar no site e navegar pelos artistas e suas obras, além de ver todos os produtos como cartões, calendários, adornos, cartas floridas e os kits, você consegue inclusive conferir se a obra foi pintada com a boca ou com os pés. Não deixe de acessar as redes sociais e o site da Associação de Pintores com a Boca e os Pés.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *